segunda-feira, 28 de junho de 2010

que se dane!

Depois de ter visto um documentário da vida selvagem, disse:
_ Acho que essa coisa de solidariedade não existe mesmo. Vence quem é o mais forte. O predador mais poderoso. E os animas que vivem em bando, só são solidários uns com os outros, porque eles precisam do outro pra sobreviver. Se não fosse isso, eles não se ajudariam.
_Mas, esses animais são irracionais. Eles não são capazes de raciocinar ou terem sentimentos. Coisas como amor, tristeza, ou ódio, são só os humanos que sentem. Os animais só agem por instinto, porque só possuem isso.
_ Ué, se os seres humanos são capazes de sentir ou raciocinar, por que eles não fazem isso? Por que se comportam como os animais irracionais? Vivem numa eterna competição, onde só os mais fortes sobrevivem? Por que não são solidários, uns com os outros?
_Existem pessoas que ajudam o próximo. Que ficam felizes em ajudar o outro.
_ Mas aí, eu pergunto: eles ajudam o próximo, pelo bem do outro, ou por eles mesmos? Já que ajudando, vão se sentir melhor? Acho que todas as pessoas são um bando de egoístas mesmo. Só preocupadas com sua própria felicidade.
_Pode ser que sejam. Mas, as intenções não altera os fatos. Isto é, tanto a pessoa que ajudou e que foi ajudada, ficarão ambas felizes. Isso não é bom?
_ É, talvez seja...
_Eu sei que nós humanos, não somos a criatura mais pura e bondosa da natureza. E que talvez as nossas melhores ações, não tivessem as melhores intenções. Mas, o que importa de fato, é a realidade que acontece. O que importa sempre, é a realidade.
_ Sabe, às vezes, eu penso como é triste viver.
_Como assim?
_ Ah, pensa comigo. As únicas coisas boas que fazemos, não são realmente boas. Sempre existe algo além, que não passa de coisas egoístas.
_Bem, nesse caso, você tem duas opções: ou fica aí se lamentando, dizendo que no fundo somos todos hipócritas e egocêntricos. Ou você pode ajudar os outros, sem querer inicialmente, nada em troca, só pelo bem do outro.
_Mas, eu já disse, nunca fazemos pelo bem do outro.
_Não interessa! Você decide, ou ajuda ou não ajuda. E pronto.
_ Por que você simplifica tudo?
_Porque você complica coisas demais.Pare de enxergar a verdade o tempo todo, e se iluda. A ilusão faz parte da felicidade.
_ Tá certo. Acho que vou fazer isso mesmo. Afinal, quem não quer ser feliz?
(
B.G)

Nenhum comentário:

Postar um comentário